É de conhecimento geral que a publicidade e comunicação são constantes nas nossas vidas. É neste contexto que as empresas se concentram para obter resultados e aumentarem o reconhecimento por parte dos consumidores. Para que tal aconteça, são vários os meios utilizados e os esforços neste sentido, sendo um deles a publicidade nos jogos, mas usualmente denominada de In-game advertising.
Tendo em conta a utilização cada vez mais usual e abrangente da internet, centrando-nos principalmente na envolvente e contexto virtual.
Este artigo serve de compilação de ideias conseguidas neste sentido, onde o principal foco é tentar perceber a origem e evolução deste meio de publicidade, qual a eficácia e procedimentos utilizados e qual a aderência dos consumidores finais (jogadores) face a esta realidade.
Clarificamos conceitos essenciais para perceber toda a dinâmica deste conceito de In-game advertising, uma vez que há diferenças estruturais e complementares que, encadeadas, podem levar ao sucesso e reconhecimento de uma marca ou produto neste contexto virtual.
PALAVRAS CHAVE: In game advertising, product placement, publicidade estática, publicidade dinâmica, advergames