Os advergames são jogos interactivos desenvolvidos inteiramente em torno de uma marca, produto ou evento de marca podendo conter publicidade estática ou dinâmica.
O advergame representa uma forma única de branded entertainment porque, contrariamente aos placements, o jogo incorporado como parte de um advergame, é produzido especificamente para aquela marca, fazendo do próprio jogo a mensagem publicitária (Chen e Ringel, 2001; Deal, 2005).
Grigorovici e Constantin (2004) consideram que os placements de marcas podem não ser tão memoráveis, visto que jogar o jogo constitui verdadeiramente o objectivo primário de atenção e o processamento das marcas no jogo passa assim a um plano secundário.
Chen e Ringel (2001) sugerem que os advergames devem ser analisados mediante três factores: a mensagem, o valor e o dinheiro.
Chen e Ringel (2001) distinguiram também três níveis de integração do produto nos advergames: associativa, ilustrativa e demonstrativa.
Considera-se a integração associativa o nível mais baixo de integração. Neste caso, o produto ou a marca está ligado a um determinado nível de vida ou a uma actividade em particular identificada no jogo.
A integração ilustrativa pode ser considerada o segundo nível de incorporação da marca. Neste modelo, o próprio produto desempenha um papel significativo no jogo.
O nível mais alto de integração da marca é representado pela integração demonstrativa. Este conceito permite que o jogador experiencie o produto no seu estado e contexto natural que é reproduzido no ambiente do jogo.