Temos vindo a falar de o que é e como se pode manifestar o product placement, será interessante analisar agora a eficácia que este tem efectivamente nos jogos.
“De uma forma geral, os jogadores são receptivos à adopção de product placement em jogos, recordando-se até de vários detalhes como a localização dos logótipos. O nível de recordação pode ser considerado elevado quando comparado com o estudo de publicidade em jogos online”. Chaney, Lin e Chaney (2004)
O product placement tem uma grande vantagem e efeito positivo nos jogadores, na medida em que quando as personagens são conhecidas do público (ex: Jogadores da Selecção Portuguesa no jogo da FIFA 09), os jogadores tendem a despertar o desejo de pertença dos objectos dos mesmos (equipamentos de marcas de desporto conhecidas, bolas de futebol). O jogador assume o papel da personagem, aumentando assim o seu grau de envolvimento. Personagens em quem confiam mais tendem a despertar atitudes positivas face às marcas e produtos utilizados pelos mesmos. (Wise et al., 2008).