Criar um Site Grátis Fantástico
 In-Game Advertising


Total de visitas: 3423
Evolução In-Game Advertising

 

De acordo com Vaz, Gabriel Gruber, 2010, "O uso de logótipos, banners, outdoors, músicas e referências às empresa dentro dos jogos não é algo tão novo como se imagina. Desde a década de 80 é possível encontrar alguns exemplos da integração dos jogos com a publicidade como, por exemplo, placas em jogos de corrida, futebol, basquete, jogos criados para empresa, etc. Este uso dos jogos como meios de divulgação da publicidade denomina-se in-game advertising. Segundo Cavallini (2008), o in-game advertising “nada mais é do que replicar a propaganda do mundo real no mundo virtual, usando faixas, posters, sposts de rádio e outdoors”."

 

Década de 80

 

“Com o intuito de criar uma identificação ou, até mesmo, de criar um momento de descontracção com o jogador, referências a uma marca conhecida foram inseridas no jogo, Lunar Lander.”

 

                             

 

Apesar dos gráficos possuírem apenas um fundo preto com alguns traços e números, se o jogador pousar exactamente no local certo num determinado momento do jogo, um texto aparece, afirmando que o seu astronauta encontrou uma loja do McDonalds na Lua, saiu da nave, e pediu um Big Mac e voltou a decolar novamente. O pouso no lugar errado resulta do seguinte aviso: “You clod! You destriyed the only McDonalds on the moon!”. Apesar de não possuir coerência com o enredo do jogo (afinal, não existem lojas do McDonalds na Lua), o jogo faz referência bem-humorada à rede de fast-foods, dando a entender que não importa onde o jogador vá, sempre encontrará a possibilidade de comer um Big Mac.

 

 

 

“Foi no ano de 1983 que, segundo Chambers (2005), foi registado o que pode ter sido o primeiro anúncio publicitário dentro de um jogo.


 

Este tipo de anúncio aparece com mais frequência em jogos desportivos. Provavelmente a relevância das marcas no contexto real, físico dessas competições, tenha inspirado a sua inserção também nos jogos, visando aumentar o seu realismo. Jogos de corrida, de futebol e de outros desportos abriram espaços como outdoors e placas dentro dos jogos, simulando percursos reais.

 

A EA Sports foi uma das adeptas deste tipo de publicidade no inicio dos anos 90. No jogo FIFA Internacional Soccer (1994), as placas, juntos à marca própria EA Sports, como pode ser conferido na imagem a seguir:

 


                   

 

 

 

“No jogo, Crazy Taxi (1999), o in-game advertising ganha novas características. O jogador é um motorista de táxi e tem como objectivo levar os seus passageiros para diversos locais de uma cidade fictícia no menos tempo possível. Entre as diversas missões, algumas consistem em levar estes passageiros até locais que existem no ambiente urbano real, tais como o Pizza Hut, o KFC e a Levi’s Store. A próxima figura traz um screenshot do game:


 

                          

 

Segundo Nelson, 2002, em 2000, cerca de 50% do top de  videojogos continham  placement de produtos de marcas.

 

Nos dias de hoje, "os jogos de computador e de vídeo  representam uma indústria de entretenimento em crescimento caracterizada por uma competição intensa (Beinisch & Paunov, 2004).

 

 

 

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional