Segundo Townsend, (2008), a publicidade em videojogos pode ser classificada em dois grupos: estática e dinâmica.
Os anúncios estáticos são “simplesmente” colocados no jogo, ou seja, não mudam, nem em função do tempo, nem em função do utilizador. Um billboard da Coca-Cola será sempre um billboard da Coca-Cola num jogo de corrida. (Ana Duarte, ano)
A publicidade estática não necessita nem depende de ligação à Internet, visto que os anúncios são codificados no conteúdo do jogo mesmo antes de o mesmo ser lançado no mercado.
Os anúncios dinâmicos podem mudar à medida que se avança no jogo ou, com o desenvolvimento dos jogos online, podem variar de jogador para jogador, de terminal para terminal. Podem ser integrados no jogo mesmo após o seu lançamento, ao contrário dos estáticos. Townsend refere que “a publicidade dinâmica combina formatos de anúncio estilo outdoor com um modelo de agregação que recorre à Internet para realizar actualizações, alterações e ainda para registo de visualização de anúncios num jogo em tempo real” (2008).
Como vantagens deste meio, Townsend (2008) identifica o alto nível de criatividade” above the line” e a facilidade da métrica, sendo que este modelo permite visualizar com mais facilidade o número de jogadores presentes online.
Segue-se um quadro síntese que explica os modelos de In game advertising